O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa terá um significado particularmente especial este ano. No 3 de maio próximo, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) inicia o ciclo de comemorações dos 60 anos do seu curso de Jornalismo, com a abertura dos trabalhos da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação.

Essa história de pioneirismo e inovação começou em 1961, com o primeiro vestibular para Jornalismo da Unicap, à época o único no Norte-Nordeste. A proposta elaborada por Luiz Beltrão defendia formação acadêmica sólida para os profissionais do batente e pesquisadores da Comunicação, com o apoio entusiasmado do então reitor, Padre Aloysio Mosca. De Ronildo Maia Leite a Geneton Moraes Neto; de José Marques de Melo a Gaudêncio Torquato, passando por Roberto Benjamin e Tereza Halliday, são incontáveis as evidências do quanto Beltrão e Mosca estavam corretos.

Mais do que um curso, originava-se uma tradição: a escola brasileira de pesquisa em comunicação. Em 1963, veio o primeiro centro de investigação científica da área do País, o Instituto de Ciências da Informação (Icinform), e, em 1965, a primeira revista científica, a Comunicações & Problemas, nos moldes da Journalism Quarterly. Essas iniciativas levaram a Unicap a integrar programas da Unesco e da Organização dos Estados Americanos (OEA) por meio do Ciespal, o Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina, sediado em Quito.

Embora a Cátedra renda homenagem a esse passado, Beltrão é, sobretudo, presente. Sua história inspirou a criação do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea, coordenado pelos professores Aline Grego e Alexandre Figueirôa, do qual se originou o Mestrado em Indústrias Criativas. Entre essas duas iniciativas, houve, ainda, a criação dos cursos de Fotografia e de Jogos Digitais, bem como a refundação do Icinform, renomeado como Instituto de Estudos da Convergência Midiática e da Informação.

A Cátedra é mais um episódio desse esforço de preservar a história de pioneirismo na formação e na pesquisa em comunicação. Mais do que celebrar o passado, ela se dedicará a refletir sobre o presente para mirar um futuro com mais liberdade e democracia, como preconizou o próprio Luiz Beltrão.

PS: Inauguração da Cátedra Luiz Beltrão, 03/05, 19h, com a conferência de Maria Cristina Gobbi (Unesp), https://www.youtube.com/user/unicapvideo

Juliano Domingues é coordenador da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação da Unicap.